Tell a Friend


 Quaresma

Para cada religião existe um significado para a quaresma, mas a unica coisa em comum com todas elas, é que elas tem como principio um determinado retiro interior, onde as pessoas tendem a encontrar com seu DEUS.
Vamos tentar explicar como funciona a quaresma e seu significado dentro do catolicismo para que você possa entender melhor, uma vez que a umbanda tem um sincrestismo com a religião catolica,ficará mais fácil para você aprender.

        O singnificado da quaresma no catolicismo

O que quer dizer Quaresma?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

O significado da quaresma na umbanda

Na umbanda o significado é bem parecido com religião católica,acreditamos ser um período de reflexão, de respeito de agir a fé através de pedidos , "obrigações" e principalmente agradecimentos.
 Alguns usando seus contra-eguns durante toda a quaresma,com muita e certeza da proteção atraves de uma trança de palha da costa, tão respeitada e com um significado bastante forte para nós umbandistas.
Em resumo, a quaresma é um periodo para demonstrarmos nossa fé, mas vale ressaltar que devemos ter fé sempre, e não somente no periodo da quaresma, devemos sempre acreditar que existe um ser Supremo que está lá em cima olhando por nós, e pronto para nos acolher nos momentos de tormentas, mas que também espera por um "muito obrigado".Este ser Supremo é Oxalá ( Deus), não se esqueçam de agradecer, pois Ele jamais se esquecera de você.

Feliz Páscoa!!!

Que Oxalá abençoe a todos!!!!

                                        Cleide Estrella

O intuito deste site é apenas de divulgação da loja e dos produtos, não somos uma loja virtual,para solicitar alguma mercadoria entre em contato , acesse contate-nos, entregamos apenas nas imediações da loja .By Estrela do Mar
Copyright (c)-2009- direitos reservados -Casa de umbanda estrela do mar

  Site Map